Endereço

Rua Coronel Bordini, 414

Horários

Atendimento: 8:30 às 18:30
Agendamento: 8:15 às 19:00

Telefones

51 3337.0505 / ​3357.0500

Endereço

Rua Coronel Bordini, 414

Horário Atendimento

8:00 às 19:00

Telefones

51 3337.0505 / ​3357.0500

Verão: Câncer de pele é o mais incidente no Brasil e região dos olhos está entre as áreas mais comuns

Oftalmologista indica como identificar sinais e prevenir

 Na época mais quente do ano alguns cuidados com a saúde devem ser redobrados. Ir à praia, fazer caminhadas ao ar livre ou até mesmo se expor em dias nublados exige atenção. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pele é o tipo de neoplasia com maior incidência no Brasil, com mais de 175 mil novos casos por ano.  

A Oftalmologista da Clínica Visão de Porto Alegre, Dra. Marcele Rizzatti, alerta que há regiões do corpo que às vezes são negligenciadas neste cuidado, mas que merecem tanto ou mais atenção: “O câncer de pele na região das pálpebras é muito comum porque é uma área muito exposta, e essa exposição solar que a gente acumula ao longo da vida, é que vai gerar a doença mais para frente”. 

Entre os sinais que devem emitir alerta aos pacientes, são lesões ou feridas na região das pálpebras que não cicatrizam ou persistem. “Se você notou alguma nova lesão na região das pálpebras, que está custando a curar, busque um oftalmologista. A precaução é a melhor prevenção. Assim como, é importante fazer revisões anuais da pele com seu dermatologista”, orienta a especialista. 

A médica afirma, ainda, que pessoas com pele e olhos claros possuem maior risco a desenvolver este tipo de câncer, além daqueles que trabalham expostos ao sol (agricultores, ambulantes, construção civil, pescadores, etc). “A melanina, além de dar cor à nossa pele, também protege contra a radiação ultravioleta. Quanto menos melanina tiver a pele, mais vulnerável ela fica. Porém, é importante salientar que todos os tipos de pele estão sujeitos a desenvolver câncer e que todas as pessoas precisam se proteger e tomar os cuidados necessários”, explica.

Como proteger a região dos olhos de forma adequada?

A oftalmologista esclarece que por não existir um filtro solar específico para as pálpebras, a proteção desta região exige auxílio de outros acessórios. “É importante utilizar o filtro solar em todo o rosto e na parte inferior dos olhos também. Nas pálpebras superiores é mais complicado, porque o produto pode escorrer para os olhos, mas existem opções em bastão, menos líquidas, que podem ser testadas pelo paciente. Também devem ser sempre utilizados óculos de sol adequados, ou quando houver muita exposição, também um chapéu ou boné”. 

Quanto aos óculos de sol, Marcele lembra que o acessório deve contar com certificado de qualidade e garantia, para que possa garantir a proteção necessária aos olhos e às pálpebras. “Investir em óculos de qualidade e de marcas confiáveis é fundamental para a saúde dos olhos. É possível verificar se os óculos possuem o bloqueio dos raios UVA e UVB na própria ótica ou também com seu oftalmologista. Nós temos o equipamento necessário para fazer esta revisão. Então, na dúvida, consulte seu médico”, orienta. 

Apesar de no verão os raios solares serem mais diretos e o calor ser mais intenso, os cuidados e proteção devem ser realizados o ano todo, inclusive, em dias nublados. “O filtro solar deve ser utilizado diariamente, pois os raios solares estão sempre presentes, mesmo que não estejamos sentindo o sol forte na pele. Com a destruição progressiva da camada de ozônio, os raios ultravioletas se tornam cada vez mais agressivos, então, não podemos descuidar”, alerta. 

Clínica Visão – A Clínica Visão é um centro oftalmológico que há 25 anos promove a saúde ocular dos gaúchos com excelência médica e assistência integral. Possui estrutura completa para realização de exames, diagnósticos, tratamentos, cirurgias e consultas. Conta com um corpo clínico com diversos oftalmologistas especializados e capacitados a atender todas as subespecialidades. A clínica é localizada em Porto Alegre, na Rua Coronel Bordini, 414, do bairro Auxiliadora. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.clinicavisao.com.br.

Gostou deste post?

Compartilhe nas suas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn

Quer saber mais?

Agende uma consulta conosco

Veja também

Um alerta para as doenças oculares! 

Os cinco sentidos desempenham um papel crucial em nossa vida. Através da visão, por exemplo, percebemos o mundo ao nosso redor, realizamos as tarefas diárias e desfrutamos de experiências. Por isso, cuidar da saúde ocular é tão importante quanto a atenção despendida a outros órgãos ou partes do corpo.

CONTINUAR LENDO

Ressecamento dos olhos: como evitar?

No dia a dia de consultório, é muito comum recebermos pacientes com queixas de ardência nos olhos. Em muitos casos, esses sintomas têm relação com um quadro de ressecamento ocular. Diversas razões podem causar a condição de olho seco, desde anormalidades nas pálpebras, até fatores externos, como tempo seco.

CONTINUAR LENDO