Endereço

Rua Coronel Bordini, 414

Horários

Atendimento: 8:30 às 18:30
Agendamento: 8:15 às 19:00

Telefones

51 3337.0505 / ​3357.0500

Endereço

Rua Coronel Bordini, 414

Horário Atendimento

8:00 às 19:00

Telefones

51 3337.0505 / ​3357.0500

Férias com saúde e autocuidado

Final de ano e o período de férias é o momento em que buscamos relaxar, passear, aproveitar com a família e amigos. Por vezes, aproveitamos este tempo para fazer coisas que não conseguimos durante o ano, por conta da rotina corrida, como uma reforma em nossa casa, o ajuste de pequenos reparos, colocar a organização em dia, etc. E este também é um ótimo período para darmos a nossa saúde a atenção necessária, que por vezes, acaba ficando em segundo plano.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que milhões de pessoas do mundo todo sejam acometidas pela cegueira. No Brasil, de acordo com o IBGE, são mais de 6,5 milhões de pessoas com alguma deficiência visual. Destas, temos a parcela que são incapazes de enxergar e outra das que possuem baixa ou subnormal visão – grande e permanente dificuldade de enxergar.

É interessante observar que atualmente muito se fala em autocuidado nas redes sociais. No Instagram, a hashtag autocuidado conta com quase sete milhões de publicações que vão desde dicas de cuidados com a pele até a importância da prática de exercícios físicos. Entretanto, para estar com a saúde em dia, não basta apenas comprar os melhores cremes e manter uma rotina de treinos, é preciso visitar o médico com frequência e se manter atento às doenças que muitas vezes não apresentam sintomas.

Sendo assim, o check-up deve ser realizado por crianças e adultos de todas as idades, principalmente a partir dos 40 anos. É importante, que uma vez ao ano, sejam feitos exames de rotina amplos, que possam abarcar a saúde integral do sujeito. Por vezes, especialidades como a oftalmologia fica em segundo plano nesses check-ups, o que é um erro grave. A questão educacional e a falta de informação sobre as doenças ditas como silenciosas chamam atenção e fazem que poucas pessoas estejam atentas à saúde dos olhos. O diagnóstico precoce ainda é essencial para garantir que muitas doenças oculares possam ser revertidas, garantindo ao paciente o tratamento mais adequado e uma melhor qualidade de vida, vendo ela em todas suas formas, cores e particularidades.

Então, deixo meu convite para que essas férias sejam aproveitadas não apenas com momentos de lazer, mas também de autocuidado.

 

Dr. Roberto Magno Nunes, Oftalmologista da Clínica Visão – Porto Alegre/RS
CRM: 10565
E-mail: rmagnonunes@gmail.com

Gostou deste post?

Compartilhe nas suas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn

Quer saber mais?

Agende uma consulta conosco

Veja também

Um alerta para as doenças oculares! 

Os cinco sentidos desempenham um papel crucial em nossa vida. Através da visão, por exemplo, percebemos o mundo ao nosso redor, realizamos as tarefas diárias e desfrutamos de experiências. Por isso, cuidar da saúde ocular é tão importante quanto a atenção despendida a outros órgãos ou partes do corpo.

CONTINUAR LENDO

Ressecamento dos olhos: como evitar?

No dia a dia de consultório, é muito comum recebermos pacientes com queixas de ardência nos olhos. Em muitos casos, esses sintomas têm relação com um quadro de ressecamento ocular. Diversas razões podem causar a condição de olho seco, desde anormalidades nas pálpebras, até fatores externos, como tempo seco.

CONTINUAR LENDO