Endereço

Rua Coronel Bordini, 414

Horários

Atendimento: 8:30 às 18:30
Agendamento: 8:15 às 19:00

Telefones

51 3337.0505 / ​3357.0500

Endereço

Rua Coronel Bordini, 414

Horário Atendimento

8:00 às 19:00

Telefones

51 3337.0505 / ​3357.0500

Um alerta para as doenças oculares! 

Um alerta para as doenças oculares!

Os cinco sentidos desempenham um papel crucial em nossa vida. Através da visão, por exemplo, percebemos o mundo ao nosso redor, realizamos as tarefas diárias e desfrutamos de experiências. Por isso, cuidar da saúde ocular é tão importante quanto a atenção despendida a outros órgãos ou partes do corpo.    

 Os olhos são compostos por diversas estruturas, incluindo a retina, que desempenha um papel crucial. Nela, a luz é convertida em sinais elétricos que são enviados ao cérebro, permitindo-nos enxergar. Por isso, é muito importante estarmos em alerta para doenças da retina que podem impactar a visão, como a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) e a Retinopatia Diabética.  

 Segundo o Ministério da Saúde, a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é a principal causa de cegueira irreversível em idosos. E com o envelhecimento da população brasileira, este dado fica ainda mais preocupante, evidenciando a importância de prevenir. Adotar hábitos saudáveis, uma dieta balanceada rica em nutrientes, evitar fumar e proteger os olhos da exposição excessiva à luz solar são algumas dicas relevantes.  Além disso, realizar exames oftalmológicos regularmente é algo fundamental.  

 Já a Retinopatia Diabética, uma complicação ocular causada pelo diabetes, é a principal causa da perda de visão entre pessoas de 20 a 64 anos de idade, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Estes dados são preocupantes e destacam a relevância da conscientização sobre a doença, seu diagnóstico precoce e o controle adequado do diabetes para evitar complicações visuais. Buscar acompanhamento médico regular e seguir as orientações para prevenir o avanço da doença também é de suma importância.  

 Enfim, não há idade para cuidar da saúde ocular. Desde recém-nascido, através do Teste do Olhinho, até a terceira idade, todos devem ser submetidos a exames oftalmológicos e avaliações de profissionais da área. Pois lembre-se: a visão é fundamental para termos qualidade de vida e garantir o nosso bem-estar.   

 

Dra. Luciana Costa Gama 

Gostou deste post?

Compartilhe nas suas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn

Quer saber mais?

Agende uma consulta conosco

Veja também

Ressecamento dos olhos: como evitar?

No dia a dia de consultório, é muito comum recebermos pacientes com queixas de ardência nos olhos. Em muitos casos, esses sintomas têm relação com um quadro de ressecamento ocular. Diversas razões podem causar a condição de olho seco, desde anormalidades nas pálpebras, até fatores externos, como tempo seco.

CONTINUAR LENDO

Férias com saúde e autocuidado

Final de ano e o período de férias é o momento em que buscamos relaxar, passear, aproveitar com a família e amigos. Por vezes, aproveitamos este tempo para fazer coisas que não conseguimos durante o ano, por conta da rotina corrida, como uma reforma em nossa casa, o ajuste de pequenos reparos, colocar a organização em dia, etc. E este também é um ótimo período para darmos a nossa saúde a atenção necessária, que por vezes, acaba ficando em segundo plano.

CONTINUAR LENDO