Endereço

Rua Coronel Bordini, 414

Horários

Atendimento: 8:30 às 18:30
Agendamento: 8:15 às 19:00

Telefones

51 3337.0505 / ​3357.0500

Endereço

Rua Coronel Bordini, 414

Horário Atendimento

8:00 às 19:00

Telefones

51 3337.0505 / ​3357.0500

Junho Violeta: cuidado com o ceratocone   

De acordo com o Centro de Olhos do Rio Grande do Sul, o Ceratocone é uma doença ocular que atinge, anualmente, cerca de 150 mil pessoas, geralmente na faixa etária de 10 a 25 anos, podendo se prolongar por décadas. O problema tem início na redução da espessura da parte central da córnea, que é projetada para a frente, formando um cone. Como resultado, temos uma visão distorcida. 

Ainda não se conhece o causador do problema, mas se sabe que a fraqueza do colágeno da córnea, assim como o costume de esfregar e coçar os olhos podem contribuir muito para seu surgimento. Por isso, pessoas com muitas alergias correm maior risco de desenvolver a doença. Além desses hábitos, fatores genéticos e ambientais também podem desempenhar um papel importante em seu desenvolvimento. 

O tratamento para essa condição pode variar, de acordo com a gravidade dos sintomas. Inicialmente, óculos com lentes de alta potência ou lentes especiais podem ser prescritos para a correção da visão, mas, em casos mais avançados, quando essas opções já não são eficientes, podem ser considerados outros tratamentos, como cirurgias ou transplante de córnea, em casos mais graves. 

Além das opções tradicionais, existem novas tecnologias e abordagens em desenvolvimento para o tratamento do ceratocone. Entretanto, por não ter um agente conhecido, é imprescindível manter a saúde ocular sempre em foco. A prevenção pode ser feita através de exames oculares regulares, em uma rotina que ajude a detectar problemas precocemente, além de conhecer o histórico familiar de problemas oculares; gerenciamento de alergias. 

Não espere o problema ficar ainda maior! Se você suspeita ter ceratocone ou está enfrentando algum problema visual, consulte um oftalmologista com urgência. Somente ele pode fazer o diagnóstico correto e recomentar um tratamento apropriado para a sua situação. A saúde dos seus olhos não é brincadeira! 

 

Luciana Costa Gama, oftalmologista da Clínica Visão

Quer saber mais?

Agende uma consulta conosco

Veja também

Um alerta para as doenças oculares! 

Os cinco sentidos desempenham um papel crucial em nossa vida. Através da visão, por exemplo, percebemos o mundo ao nosso redor, realizamos as tarefas diárias e desfrutamos de experiências. Por isso, cuidar da saúde ocular é tão importante quanto a atenção despendida a outros órgãos ou partes do corpo.

CONTINUAR LENDO

Ressecamento dos olhos: como evitar?

No dia a dia de consultório, é muito comum recebermos pacientes com queixas de ardência nos olhos. Em muitos casos, esses sintomas têm relação com um quadro de ressecamento ocular. Diversas razões podem causar a condição de olho seco, desde anormalidades nas pálpebras, até fatores externos, como tempo seco.

CONTINUAR LENDO

Férias com saúde e autocuidado

Final de ano e o período de férias é o momento em que buscamos relaxar, passear, aproveitar com a família e amigos. Por vezes, aproveitamos este tempo para fazer coisas que não conseguimos durante o ano, por conta da rotina corrida, como uma reforma em nossa casa, o ajuste de pequenos reparos, colocar a organização em dia, etc. E este também é um ótimo período para darmos a nossa saúde a atenção necessária, que por vezes, acaba ficando em segundo plano.

CONTINUAR LENDO