Endereço

Rua Coronel Bordini, 414

Horários

Atendimento: 8:30 às 18:30
Agendamento: 8:15 às 19:00

Telefones

51 3337.0505 / ​3357.0500

Endereço

Rua Coronel Bordini, 414

Horário Atendimento

8:00 às 19:00

Telefones

51 3337.0505 / ​3357.0500

Prevenção ocular desde a infância 

O final do primeiro trimestre do ano é muito marcado pela retomada das atividades nas escolas, com responsáveis buscando que tudo saia como esperado e pequenos ansiosos para as descobertas que vêm pela frente. Contudo, como fica a saúde ocular dos estudantes? É importante que o check-up no oftalmologista comece desde a infância, permitindo que a criança se acostume com a visita ao médico e para que tenha uma rotina de cuidados com a sua saúde. Para além disso, olhar com atenção para a visão permite que o pequeno tenha uma melhor qualidade de vida, mais concentração e saúde para viver novos mundos. 

Nesse cenário, é importante que pais e responsáveis estejam atentos aos sinais como: esfregar muitos os olhos ou espremê-los; se a criança se aproxima muito das telas ou tem falta de persistência para realizar uma leitura; tonturas; dor de cabeça e muito sono. Contudo, muitas destas circunstâncias podem estar ligadas a outros problemas, mas nunca se deve descartar um erro refrativo de visão. 

Muitas pessoas não sabem, mas a revisão oftalmológica deve começar entre os seis meses a um ano de idade. Afinal, o processo de desenvolvimento visual começa no nascimento e vai até, aproximadamente, os sete anos. Por volta dos dois primeiros anos de vida, a criança tem 100% da visão formada, mas nem sempre dá para quantificar se há algum problema porque o pequeno ainda não tem totalmente a sua comunicação oral estabelecida. 

Sendo assim, o alerta é para a prevenção! Ao ter o hábito de visitar regularmente o oftalmologista, caso haja alguma correção a ser feita, o médico e os responsáveis têm tempo hábil suficiente para estimularem adequadamente a visão. Com isso – e só assim – conseguiremos educar adultos para a cultura de que prevenir é sempre “o melhor remédio”. 

 

Dra. Paula Gabriela Batista dos Santos – Oftalmologista da Clínica Visão 

E-mail: contato@oftalmopaulagabriela.com.br  

Quer saber mais?

Agende uma consulta conosco

Veja também

Um alerta para as doenças oculares! 

Os cinco sentidos desempenham um papel crucial em nossa vida. Através da visão, por exemplo, percebemos o mundo ao nosso redor, realizamos as tarefas diárias e desfrutamos de experiências. Por isso, cuidar da saúde ocular é tão importante quanto a atenção despendida a outros órgãos ou partes do corpo.

CONTINUAR LENDO

Ressecamento dos olhos: como evitar?

No dia a dia de consultório, é muito comum recebermos pacientes com queixas de ardência nos olhos. Em muitos casos, esses sintomas têm relação com um quadro de ressecamento ocular. Diversas razões podem causar a condição de olho seco, desde anormalidades nas pálpebras, até fatores externos, como tempo seco.

CONTINUAR LENDO

Férias com saúde e autocuidado

Final de ano e o período de férias é o momento em que buscamos relaxar, passear, aproveitar com a família e amigos. Por vezes, aproveitamos este tempo para fazer coisas que não conseguimos durante o ano, por conta da rotina corrida, como uma reforma em nossa casa, o ajuste de pequenos reparos, colocar a organização em dia, etc. E este também é um ótimo período para darmos a nossa saúde a atenção necessária, que por vezes, acaba ficando em segundo plano.

CONTINUAR LENDO