Endereço

Rua Coronel Bordini, 414

Horários

Atendimento: 8:30 às 18:30
Agendamento: 8:15 às 19:00

Telefones

51 3337.0505 / ​3357.0500

Endereço

Rua Coronel Bordini, 414

Horário Atendimento

8:00 às 19:00

Telefones

51 3337.0505 / ​3357.0500

Saúde no Verão: Óculos de sol pode prejudicar a visão em vez de proteger, alerta oftalmologista

Saúde no Verão: Óculos de sol pode prejudicar a visão em vez de proteger, alerta oftalmologista

Acessório é muito importante para a proteção dos olhos e da pele, mas deve possuir 100% de proteção contra os raios ultravioletas para ser um aliado da saúde ocular 

Muito além do estilo, os óculos de sol são um importante aliado para proteger os olhos dos raios ultravioletas, que ficam ainda mais fortes nos dias ensolarados da estação mais quente do ano. Mas não é só no verão que o uso do acessório é recomendado, já que os olhos ficam expostos durante o ano inteiro. “A gente precisa usar óculos de sol todos os dias, tanto no verão quanto no inverno, porque os raios estão sempre presentes, mesmo nos dias nublados”, afirma a Dra. Marcele Rizzatti, oftalmologista da Clínica Visão de Porto Alegre. 

Dra. Marcele Rizzatti

Porém, não basta apenas usar óculos com lentes escuras para proteger os olhos, é preciso garantir que os acessórios possuam a proteção adequada contra os raios ultravioleta, para que realmente sejam benéficos para a saúde ocular. De acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), os óculos de sol devem possuir 100% de proteção contra os raios UVA e UVB. 

Utilizar óculos com lentes escuras sem a proteção contra os raios ultravioletas é mais prejudicial à visão do que não usar nenhum tipo de óculos. Porque quando usamos a lente escura, nossa pupila dilata e permite que uma quantidade maior de raios de luz atinja nossos olhos. Se não tivermos a proteção UVA e UVB em 100%, esses raios serão prejudiciais aos olhos. E se, em vez disso, não usarmos nenhum tipo de óculos, as pupilar vão se fechar mais frente à grande quantidade de luz e permitir que menos raios atinjam os olhos, causando menos danos."

Dra. Marcele Rizzatti

Além dos cuidados ao escolher o acessório, a médica aponta três motivos para investir no uso de óculos de sol de qualidade durante o ano inteiro:  

Ajuda a prevenir a catarata

Os raios ultravioletas são muito nocivos para o olho, podem acelerar o aparecimento de doenças como a catarata, além de lesionar as células da retina.  A causa mais comum da catarata é o envelhecimento do cristalino, uma lente natural de proteção dos olhos, que pode ser desgastada ainda mais rapidamente por conta da exposição excessiva aos raios UV.  “Além disso, a exposição excessiva pode causar queimaduras na córnea, deixando o olho bem seco e irritado”, complementa a oftalmologista. 

Protege contra o envelhecimento da pálpebra

A pele ao redor dos olhos é muito sensível. O óculos de sol ajuda a manter a região protegida e, por consequência, previne o envelhecimento precoce da pele da pálpebra.  

Auxilia na prevenção do câncer de pele

O rosto é uma área que está sempre exposta, que  nem sempre é possível cobrir  totalmente com chapéu ou outros acessórios. O óculos de sol protege bem a região dos olhos, já que existem muitos tipos de câncer de pele que podem surgir nas pálpebras. 

A Dra. Marcele Rizzatti indica que a aquisição de qualquer tipo de óculos seja feita sempre em locais confiáveis e que o paciente também possa levar o acessório para o seu oftalmologista revisar após a confecção. “Procure estabelecimentos confiáveis e traga os óculos para o seu médico conferir no consultório se tem a proteção ultravioleta. Aqui na Clínica Visão nós temos o aparelho que avalia a porcentagem de bloqueio dos raios ultravioletas, que deve ser de 100%, como exige o Inmetro”, alerta a médica. 

Clínica Visão

A Clínica Visão é um centro oftalmológico que há 23 anos promove a saúde ocular dos gaúchos com excelência médica e assistência integral. Possui estrutura completa para realização de exames, diagnósticos, tratamentos, cirurgias e consultas. Possui um corpo clínico com diversos oftalmologistas especializados e capacitados a atender todas as subespecialidades. A clínica é localizada em Porto Alegre, na Rua Coronel Bordini, 414, do bairro Auxiliadora.

Gostou deste post?

Compartilhe nas suas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn

Quer saber mais?

Agende uma consulta conosco

Veja também

Um alerta para as doenças oculares! 

Os cinco sentidos desempenham um papel crucial em nossa vida. Através da visão, por exemplo, percebemos o mundo ao nosso redor, realizamos as tarefas diárias e desfrutamos de experiências. Por isso, cuidar da saúde ocular é tão importante quanto a atenção despendida a outros órgãos ou partes do corpo.

CONTINUAR LENDO

Ressecamento dos olhos: como evitar?

No dia a dia de consultório, é muito comum recebermos pacientes com queixas de ardência nos olhos. Em muitos casos, esses sintomas têm relação com um quadro de ressecamento ocular. Diversas razões podem causar a condição de olho seco, desde anormalidades nas pálpebras, até fatores externos, como tempo seco.

CONTINUAR LENDO