Rua Coronel Bordini, 414 / 51 3337.0505 / ​3357.0500

Nós enxergamos mais longe.

Nosso centro de diagnósticos Utiliza as mais modernas tecnologias
para oferecer os melhores exames a você.

Exame de Teste de Sensibilidade ao Contraste

Função / Indicação

Este teste avalia a qualidade da visão em diferentes níveis de iluminação. Mede o nível de acuidade de contraste, alterações comuns em doenças oculares da córnea, catarata ou doenças degenerativa da retina. Essa avaliação não deve ser usada exclusivamente como critério para o diagnóstico e tratamento, pois a variação pode ser devido a uma alteração comum (astigmatismo com o uso de lentes gelatinosas; erros refracionais;) e não estar relacionado a um distúrbio óptico, neurológico ou qualquer outra patologia.

É indicado para os casos de pré-cirúrgico de portadores de catarata, pré e pós-cirúrgico de cirurgia refrativa, catarata, adaptação de lentes de contato, esclerose múltipla, degeneração macular, retinopatia diabética, neuropatias ópticas, ambliopia, adenoma pituitário, alterações causadas por algumas drogas como o álcool e substâncias químicas e tóxicas.

Como o exame é feito?

Exame indolor, realizado em ambiente com baixa iluminação e que exige muito da colaboração do paciente. Iniciamos o exame, pedindo para o paciente ler na tabela as menores letras possíveis e na segunda etapa, é diminuído o contraste entre as letras da tabela, avaliando-se a capacidade do paciente em ver com a diminuição do contraste. Exame não invasivo, sem contra-indicações ou riscos; não são instilados colírios.

Orientações ao paciente

• Trazer os óculos mais recentes.
  • Usuários de lente de contato devem fazer o exame com a lente.