Rua Coronel Bordini, 414

51 3337.0505 / ​3357.0500

Cirurgias Refrativas

O que são?

São erros de refração que ocorrem devido a alterações na fisiologia do olho, afetando a difusão da luz incidente e distorcendo a capacidade de “leitura” da retina. Os erros variam conforme o tipo de imperfeição apresentada pelo globo ocular, podendo caracterizar a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo. Em todos os casos, podem variar de níveis imperceptíveis até graus mais elevados que comprometem a visão.

Em todos os casos, os erros de refração podem apresentar os seguintes sintomas: diminuição da capacidade visual, desconforto nos olhos e dores de cabeça. Como decorrência, há desinteresse pela leitura e problemas de concentração.

Através de exames realizados pelo oftalmologista, que deve ser visitado periodicamente, principalmente quando são percebidos os sintomas.

Em geral o uso de lentes corretivas é suficiente para a correção da miopia, da hipermetropia, do astigmatismo ou da presbiopia. Porém, a eficácia da cirurgia a laser, também conhecida como Cirurgia Refrativa, diminui a dependência de lentes, resgatando a saúde da visão.

Como é realizada a cirurgia refrativa?

A cirurgia refrativa é realizada com equipamento que produz um feixe de raio laser aplicado diretamente na córnea para correção da miopia, da hipermetropia, do astigmatismo e da presbiopia. É um procedimento rápido, eficaz, indolor e com utilização de anestesia tópica.

Ocorre quando os raios de luz são focados antes da retina, ao invés de diretamente sobre ela. Neste caso, ocorre uma visão borrada para objetos distantes.

Ocorre quando os raios de luz são focados em mais de um ponto, devido a córnea apresentar curvaturas diferentes, ocasionando uma imagem distorcida.

Ocorre quando os raios de luz são focados em um ponto além da retina, limitando mais a visão para perto do que para longe.

É a perda natural e progressiva da capacidade do olho em focalizar objetos de perto e de longe. Ocorre quando o cristalino (a lente interna do olho) perde a flexibilidade necessária para ajuste do foco.

Quer saber mais?