Rua Coronel Bordini, 414

51 3337.0505 / ​3357.0500

Cirurgia de glaucoma

O que é Glaucoma?

É uma doença que causa alterações estruturais progressivas do nervo óptico, responsável pela transmissão das imagens ao cérebro, podendo causar a perda total da visão de forma definitiva, caso não seja tratada. Existe uma variedade de fatores que influenciam no desenvolvimento da doença, entre os quais o principal é o aumento da pressão intra-ocular, embora em alguns casos a doença possa se manifestar mesmo com pressão normal.

Mais do que qualquer outra doença ocular, o glaucoma precisa ser detectado precocemente para que o tratamento seja bem sucedido. O diagnóstico é obtido através da medição da pressão intra-ocular, além do exame detalhado do nervo óptico e do campo visual.

Como prevenir?

A única forma de prevenir o glaucoma é realizar exames periodicamente. O oftalmologista deve ser visitado regularmente, pois é o profissional habilitado para reconhecer as principais doenças oculares, sendo capacitado para promover a saúde da visão e prevenir, diagnosticar, tratar e reabilitar os pacientes.

Os olhos merecem atenção especial, e através da medição da acuidade visual e detecção precoce de quaisquer alterações é possível manter a qualidade de vida das pessoas.

O glaucoma causa diminuição progressiva do campo visual. No início, não é percebido, pois a visão central não é afetada. Com o passar do tempo, se não diagnosticado e tratado, a visão central também é perdida.

Quais os fatores de risco?

Idade: há um aumento da incidência de glaucoma com o avanço da idade. Por isso, é aconselhável que todas as pessoas façam exame de prevenção a partir dos 35 anos de idade.

Fatores raciais: algumas raças apresentam maior incidência de glaucoma que outras.

Fatores hereditários: pessoas que têm familiares com a doença apresentam um risco maior de desenvolvê-la.

Outros fatores de risco: pessoas com miopia, diabetes e enxaqueca têm maiores probabilidades de desenvolver o glaucoma.

Quer saber mais?