Rua Coronel Bordini, 414 / 51 3337.0505 / ​3357.0500

O que é A Cirurgia de Córnea?

A córnea é a parte anterior transparente do olho. A córnea juntamente com o cristalino possui a função de focalizar a luz através da pupila em direção a retina, no fundo do olho. As lágrimas umedecem nutrem as células da córnea. Não possui vasos sanguíneos, mas diversos nervos.

 

Quais são os tipos de doença que podem dar na córnea?

Diversas situações podem afetar a córnea. As principais lesões neste tecido estão ligadas a infecções, bacterianas, virais ou originadas por fungos, além de acidentes com objetos pontiagudos, podem causar sérias lesões e úlceras a córnea. Podemos citar algumas doenças mais comum como:

 

Leucoma corneano: Quando a córnea perde a sua transparência, tornando-se opaca, isto dificulta a passagem de luz, tornando a vista embaçada.

 

Úlcera de córnea: Causada normalmente por infecção ou trauma. Outros fatores podem colaborar para a lesão, como a falta de vitamina A, Herpes (infecção viral), olho seco etc. A lesão é grave e é considerada uma emergência oftalmológica, devido aos riscos de cegueira e comprometimento da visão.

 

Ceratocone: É uma doença progressiva, hereditária, que se manifesta na adolescência (entre 10 a 20 anos). O ceratocone deforma a curvatura natural da córnea, tornando-a abaulada e fina num formato de cone. Quando em estágios inicias apenas com a lente de contato ou óculos de grau consegue-se corrigir o problema. Em casos mais graves, pode ser necessário a utilização implantação cirúrgica de um anel intra-estromal (Anel de Ferrara) ou mesmo como último recurso o transplante de córnea pode ser indicado.

Como é feito o tratamento?

No caso de infecção o médico deverá prescrever os colírios antibióticos e anti-inflamatório necessário para a correção do problema. Em casos de lesão por desnutrição e falta de vit. A, será necessário a reposição destes nutrientes pela alimentação ou suplementação. No entanto, em alguns casos, é necessária a realização do transplante de córnea.

FALE CONOSCO